5 dicas para ter um site que gera resultados para sua empresa

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Ter um site com resultados para sua empresa nos dias de hoje já não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação. E pior, não ter esse item básico de presença online pode até diminuir a credibilidade do nome da sua empresa.

Criar um site para sua marca, além de te dar um canal próprio, permite que seu negócio entre de cabeça no marketing digital com resultados.

Neste artigo escrevi cinco dicas de como ter um site com resultados expressivos para sua empresa. Conheça todos eles e impulsione seu negócio agora mesmo.

Dica #1: Para ter um site com resultados para sua empresa, tenha objetivos bem definidos

Não adianta ter um site sem nenhum planejamento bem definido do seu negócio. Senão, seu site vai ser apenas um panfleto virtual.

Primeiro temos que pensar no produto ou serviço que sua empresa oferece. Só depois que iremos estruturar as páginas do site.

Um hotel, por exemplo, o seu objetivo principal é conseguir fazer reservas dos quartos e aumentar seu faturamento. Desse modo, o site necessita ser desenvolvido para que o visitante possa realizar a reserva de uma forma simples e objetiva.

Os outros itens do site (páginas como galeria de fotos, descrição do hotel, etc..) servirão de apoio justamente para que a empresa consiga atingir o objetivo principal.

Entretanto, apenas colocar um formulário para a reserva dos quartos não é o suficiente para ter um site com resultados para sua empresa. Muitos de nós (inclusive eu) antes de se hospedar, pesquisamos muito sobre hotéis, seus benefícios e diferenciais, além também de saber como é o turismo daquela região.

Então porque não aproveitar essas informações para atrair ainda mais clientes para seu negócio? É isso que vamos ver na próxima dica.

Dica #2: Tenha um blog com uma estratégia de negócios

Quando seu site tem um blog integrado, você adiciona ao seu negócio, seja ele físico ou digital, um poderoso canal de captação de clientes.

Mas apenas ter um blog não adianta…

Muitos têm um blog onde publica conteúdos sem objetivos, apenas para manter o site atualizado. Essa não é a melhor estratégia para se ter um site com resultados para sua empresa.

Se quiser aumentar realmente o faturamento da sua empresa através da internet, além de ter um blog, você precisa que ele tenha uma estratégia de negócios.

De forma clara e objetiva, você precisa pensar no que sua empresa está ofertando, seja ela um produto ou serviço. Só então é feito o planejamento de pautas e a produção de conteúdo. É aí que entra a nossa próxima dica…

Dica #3: Criação de uma linha editorial

Antes de sair escrevendo como um louco no seu blog, você precisa primeiro saber o que escrever para o seu público e como escrever.

Voltando ao exemplo anterior, muitas pessoas antes mesmo de escolher um hotel, busca nos mecanismos de busca, como o Google, como é o turismo da região que ela irá visitar.

Por exemplo, como eu moro em João Pessoa, capital litorânea, é bastante comum pesquisarmos quais as melhores praias da cidade e quais as opções de turismo.

Existem algumas técnicas para descobrir quais os termos mais pesquisados pelos usuários (brevemente irei criar um artigo sobre isso). Uma dica rápida e simples que você pode fazer agora mesmo é ver na sugestão do google quais outros termos aparecem. Será por meio dessas técnicas que iremos produzir conteúdo para atrair justamente estes visitantes.

Ao realizar uma rápida análise, vimos que o termo praias de João Pessoa é bastante pesquisado. Então, no exemplo do site do hotel, produzindo um conteúdo no blog sobre as 4 melhores praias de João Pessoa, o artigo será facilmente ranqueado no Google e todas as pessoas que procurarem por esse termo irão ler o post publicado no blog do hotel.

Até aqui já temos

  • Um site estruturado pensando nos objetivos de negócio;
  • Um blog que atraem visitantes;
  • Uma linha editorial para produzir um conteúdo que seu público alvo pesquisa;

Agora que você já tem a faca e o queijo na mão, é hora de partir pra ação!

Dica #4: Crie uma chamada para ação

As pessoas já pesquisaram no Google quais as 4 melhores praias de João Pessoa e o hotel já escreveu um artigo com um ótimo conteúdo relacionado a esse tema.

Coincidentemente (só que não), a melhor praia da lista está localizada justamente na mesma região que o hotel.

Agora basta criar o que chamamos de chamada para ação (ou call to action) para conectar o visitante que tem a necessidade de hospedar em João Pessoa com o serviço de hospedagem oferecido pelo hotel.

No final do artigo, o hotel irá justamente colocar uma chamada para ação, sugerindo a estadia para seu estabelecimento, linkando o artigo visitado para uma página do site contendo um formulário para a reserva do quarto (que é o objetivo principal).

Percebeu que todos os pontos estão conectados e existe uma jornada bem definida deste a criação do site, até o momento que o visitante reserva um quarto no hotel?

Isso é o que realmente faz um site com resultados para sua empresa.

Todos nós temos algo chamado reciprocidade, e nesse caso, uma forma de agradecer ao valor gerado pelo conteúdo no blog é justamente realizar uma reserva. Desse modo o hotel irá captar mais clientes e aumentar seu faturamento.

Eu usei o exemplo do hotel ao longo deste artigo, mas essas dicas podem ser aplicadas a vários outros tipos de negócios, como por exemplo:

  • Construtoras que desejam atrair mais clientes interessados em comprar um imóvel;
  • Prestadores de serviços (dentistas, médicos, nutricionistas, educadores físicos, etc..) que desejam aumentar sua cartela de clientes;
  • Lojas virtuais que desejam aumentar o número de vendas do seu ecommerce;
  • Empresários que desejam atrair mais clientes para seu negócio local, através da internet;
  • E muitos outros tipos de negócio!

Para otimizar mais ainda todo esse processo, precisamos medir os resultados, veja a seguir como.

Dica #5: Mensure os resultados

“O que não é medido não é gerenciado” Robert Kaplan

O grande barato do Marketing Digital comparando-se ao tradicional é que tudo pode ser medido, tudo pode ser mensurado.

Seguindo o exemplo do hotel, podemos medir qual artigo está gerando mais solicitações de reservas, qual a porcentagem de usuários que acessam do computador e qual a porcentagem dos que acessam pelo celular (por isso a importância de ter um site com layout responsivo).

As possibilidades de mensuração são inúmeras e você tem que achar qual variável é a mais importante para o seu negócio.

No caso do site do hotel, o mais importante é a porcentagem de conversões do formulário de reservas.

Através dos relatórios de uma ferramenta de análise (o Google Analytics é uma ótima ferramenta para isso), poderemos ver quais fatores levaram a aumentar essa taxa de conversão e como melhorar esses elementos cada vez mais.

Percebeu o grande poder que um site com resultados pode trazer para seu negócio?

Recapitulando

Se você chegou até aqui, parabéns! Agora você sabe realmente o que é um site com resultados, como ter e planejar um para sua empresa. Vamos reforçar os pontos abordados neste artigo:

  • Dica #1: Tenha objetivos bem definidos antes de desenvolver um site;
  • Dica #2: Tenha um blog integrado ao site com uma estratégia de negócios;
  • Dica #3: Crie uma linha editorial para o blog;
  • Dica #4: Crie chamadas para ação para cada conteúdo do blog;
  • Dica #5: Mensure os resultados obtidos;

Dica BÔNUS: Tenha agora mesmo um site com resultados!

Se você ainda não tem um site ou se tem um site que não gera resultados para seu negócio, entre em contato comigo e solicite um orçamento. Terei o maior prazer em impulsionar as vendas da sua empresa!


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