4 ingredientes de como criar um blog para atrair mais clientes mesmo não tendo um site

Compartilhe

Você gostaria de chamar a atenção de pessoas interessadas no seu produto ou serviço, que gerasse um impacto direto e significativo no seu faturamento? Saiba que você pode conquistar tudo isso descobrindo como criar um blog para atrair mais clientes para sua empresa.

Muitos negócios ainda não usam a estratégia de como criar um blog para atrair mais clientes e por causa disso deixam de vender para uma parcela significativa no mercado.

Alguns motivos das empresas ainda não utilizarem blogs para atrair clientes:

  • Não sabem por onde começar
  • Não tem conhecimento técnico para criar um blog
  • Ainda não tem um site e por isso acham que não podem ter um blog antes

Esse último é o mais perigoso.

Você não precisa esperar ter um site e só depois criar um blog para atrair clientes para seu negócio.

Então, como criar um blog para atrair mais clientes?

Muitas empresas de sucesso começaram sem um site, apenas com um blog e hoje são referências em suas áreas de atuação justamente por terem criado conteúdo de relevância e se tornado autoridades no assunto.

Neste artigo você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são os 4 ingredientes fundamentais para que o blog da sua empresa se torne uma máquina de vendas.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • Como criar um domínio para meu blog?
  • Onde hospedar meu blog?
  • Qual plataforma utilizar para gerenciar o conteúdo do blog?
  • Qual tema utilizar no blog?

A primeira parte, claro, é registrar um “endereço” para seu blog na internet.

#1 – Registro de domínio

Aqui é, sem dúvida, o pontapé inicial. O domínio é o nome do seu site, o endereço dele na internet. Geralmente o domínio é o nome da sua empresa ou projeto, seguido de uma terminação.

As mais recomendadas são as .com e .com.br.

Existem plataformas que oferecem um domínio gratuito para você. Por exemplo: seusite.wix.com, seusite.wordpress.com, seusite.blogspot.com.

Contudo ter seu blog com domínios grátis não gera um aparência profissional.

Sejamos francos, qual endereço você acha que passa mais profissionalismo, marcusantonius.wix.com ou marcusantonius.com.br? Garanto que você já sabe….

Onde registrar meu domínio?

Existem vários lugares para registrar seu domínio. Uma das empresas mais conhecidas, que agora está com forte atuação no Brasil, é a GoDaddy, lá você irá encontrar uma caixa de pesquisa para verificar se o seu domínio está disponível ou não.

Falando nisso, a GoDaddy está com uma promoção para novos domínios .com por apenas R$6,99. Aproveite esse super desconto.

Os preços variam de acordo com a terminação selecionada. Por exemplo, domínios .com.br costumam ser mais caros que os .com.

Escolhido o domínio é hora de saber onde hospedá-lo, que é o nosso próximo passo.

#2 – Hospedagem

A hospedagem é o serviço que irá armazenar seu site, fazendo com que ele fique online para quem deseja acessá-lo.

Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço. Cada uma delas tem um plano de hospedagem específico, variando o preço nos diferentes planos.

Algumas das empresas de hospedagem mais conhecidas aqui no Brasil são Locaweb, Hostgator e  UolHost.

Como um exemplo de empresa gringa, a GoDaddy, além de registrar seu domínio também oferece o serviço de hospedagem. Vale a pena dar uma olhada.

O que recomendo é você verificar as características de cada empresa e seu respectivo plano para saber qual terá o melhor custo/benefício para seu blog.

#3 – Escolhendo um gerenciador de conteúdo

Com domínio registrado e hospedagem contratada é o momento de construir de fato seu blog.

É aqui que muitas empresas têm a maior dificuldade. A falta de conhecimentos técnicos a fazem pensar que desenvolver um blog é um bicho de sete cabeças:

  • “Não sei configurar um servidor do meu blog”
  • “Não sei desenvolver a parte estrutural do blog”
  • “Não entendo nada daqueles códigos que mais parece coisa de filme de ficção”

Felizmente, hoje existem diversas plataformas para blogs onde eles eliminam praticamente toda essa parte técnica do processo, fazendo com que você foque realmente no que é mais importante, que é a produção de conteúdo.

O maior e mais conhecido de todos, sem dúvidas é o WordPress. Segundo uma pesquisa, 40% de todos os blogs (inclusive o meu) utilizam WordPress como ferramenta para gerenciar conteúdo.

Ele é bastante fácil de ser usado. Você pode instalá-lo manualmente e o próprio site oficial disponibiliza um tutorial ensinando.

Para facilitar ainda mais, muitas empresas de hospedagem oferecem uma instalação rápida deste CMS, sem a necessidade de (quase) nenhum conhecimento técnico.

#4 – Tema do blog

Até agora você já tem um domínio registrado, um plano de hospedagem contratado e um gerenciador de conteúdo (de preferência o WordPress) instalado.

Agora vamos dar vida ao blog escolhendo um tema para ele.

Existem vários lugares onde você pode encontrar um tema interessante para seu blog. Alguns deles são gratuitos, outros pagos. Mas é um investimento que vale muito a pena.

Além de uma boa aparência e usabilidade, outro item bastante importante é verificar se o tema é responsivo, ou seja, se ele se adapta a qualquer dispositivo, seja ele um notebook, tablet ou celular.

Alguns lugares onde você irá encontrar temas para seu blog:

Conclusão: Agora você já sabe como criar um blog para atrair mais clientes

Se você chegou até aqui, parabéns. Agora você já sabe:

  • Como escolher o domínio para meu blog
  • Como escolher uma hospedagem
  • Qual gerenciador de conteúdo utilizar
  • Aonde posso encontrar temas lindos e que sejam responsivos

Agora que você já sabe como criar um blog para atrair mais clientes não há mais desculpas para não estar na internet.

Mesmo que seu blog não fique de cara 100% do jeito que você quer, não se preocupe, com o tempo você vai fazendo ajustes e personalizando-o para que ele se encaixe cada vez mais com a proposta da sua empresa ou projeto.

Não tenho tempo de criar um blog para atrair mais clientes

Se você já descobriu como criar um blog para sua empresa, mas não tem tempo para executar todas os passos que eu mencionei anteriormente, entre em contato comigo para que eu possa ajudar sua empresa a dar os primeiros passos no marketing digital.

O primeiro deles, claro é que seu negócio esteja presente na web e possa ser encontrado por todos os seus visitantes e potenciais clientes.

Ficou com alguma dúvida de como criar um blog para sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e terei o maior prazer em te ajudar!


fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!