Os 4 motivos que impedem seu site de atrair mais clientes (e como resolvê-los)

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No artigo sobre a criação de sites, ficou bem claro da importância de construir um site que realmente gera resultados para sua empresa.

Ter um site próprio é o primeiro passo para criar autoridade e gerar oportunidades de negócios através da internet.

O problema é que muitas empresas ficam estagnadas nesse primeiro passo e não dão prosseguimento para os próximos para uma jornada de sucesso.

Para ajudar a identificar se você está nessa situação, escrevi este artigo sobre otimização de sites, separando  4 motivos que estão impedindo você de atrair mais clientes para seu negócio.

Continue lendo e irá descobrir como resolver todos eles.

Motivo #1: Seu site é lento

otimização de sites - Motivo #1: seu site é lento

Um fator extremamente importante que afeta a experiência do usuário e faz com que os visitantes não sejam convertidos em clientes é a velocidade do site.

Para ter uma ideia, grandes empresas como Google, Amazon, Mozilla e Yahoo já realizaram pesquisas de como a melhora na velocidade impactaram em seus negócios.

Veja alguns dados:

  • O Google, em um de seus vários experimentos, aumentou o número de 10 para 30 resultados por página. Isso acarretou num aumento no tempo de carregamento de 0,4 para 0,9 segundos, o que fez com que seu tráfego de buscas diminuísse em 20% (fonte);
  • A gigante Amazon conseguiu aumentar 1% de seu faturamento melhorando a velocidade em apenas 100ms. Acha 1% pouco? Bem, a Amazon tem um faturamento anual que supera os US$ 80 bilhões. É só fazer as contas (fonte);
  • A Mozilla, aumentou em 15% o número de downloads do Firefox apenas cortando 2,2s no tempo de carregamento da landing page do seu navegador. Em números, isso dá um ganho de mais de 60 milhões de cópias por ano (fonte);
  • O Yahoo também entrou na onda de otimização de sites e concluiu que seu tráfego aumenta em 9% para cada 400ms de melhora na sua performance (fonte);

Percebeu a importância de se ter um site rápido? Time is money…

Além disso, o Google dá prioridade a sites que tenham um tempo de carregamento melhor.

Como verificar se meu site está lento?

O Google tem uma ferramenta chamada PageSpeed Insights. Nela você pode verificar a pontuação do seu site e a lista dos itens que podem ser melhorados.

Existe outro fator que está relacionado à lentidão no site, veja a seguir…

Motivo #2: seu site não é otimizado para dispositivos móveis

otimização de sites - Motivo #2: seu site não é responsivo

É daqueles que não larga o celular por nada e, vez ou outra, sempre checa novas notificações? Pois é, não é apenas você.

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram os dispositivos preferidos do brasileiro para se conectar à internet.

Isso já é um motivo suficiente para possuir um site com layout responsivo, mas além dele, em 2015 o Google lançou uma atualização valorizando justamente isso.

Agora o Google passou a valorizar sites com layout responsivo, isto é, adaptados para usuários de dispositivos móveis (tablets, smartphones, celulares).

Como saber se meu site tem um layout responsivo?

O Google (sempre ele…) também disponibiliza uma ferramenta para você testar rapidamente e verificar se o seu site é mobile-friendly.  Acesse o teste de compatibilidade com dispositivos móveis e verifique seu site agora mesmo

Ter um site rápido e compatível com dispositivos móveis são requisitos para quem deseja atrair mais visitas. Isso ficou bem claro.

Porém, de nada adianta se você não consegue converter essas visitas em clientes para seu negócio. É isso que vamos identificar no próximo motivo.

Motivo #3: Não gera leads

otimização de sites - Motivo #3: Não gera leads

Esse é o grande objetivo do seu site. Gerar novas oportunidades para potenciais clientes, aumentando o faturamento da sua empresa.

A melhor forma de fazer isso é ter um site que saiba captar leads efetivamente.

Um lead nada mais é do que um cadastro, contendo, por exemplo, um nome e email (pode ter muitos mais dados, claro) de uma pessoa que se mostrou interessada em algum conteúdo do seu site, seja através de um artigo interessante, ebook ou qualquer outro material rico.

Duas formas rápidas e práticas de você aplicar isso em seu site agora mesmo é através call to actions e pontos de contato/orçamento.

Call to action

Por exemplo, se você é um dentista e tem um site com um blog onde escreve frequentemente sobre dicas para manter a saúde bucal, no final de cada dica, basta inserir uma chamada para ação, linkando para uma página de agendamento de limpeza bucal.

Também posso citar como outro exemplo um dono de oficina mecânica. O empresário poderia muito bem escrever um artigo sobre os cuidados que devemos ter na regulagem dos freios dos carros.

No final do artigo ele vai colocar uma chamada para ação, convidando os leitores daquele artigo a agendarem uma visita na sua oficina para realizar justamente a manutenção dos freios de seus automóveis.

São dicas simples e práticas, mas que trazem resultados expressivos para o faturamento da sua empresa.

Pontos de contato/orçamento

Além de call to action, seu site também deverá possuir páginas de contato ou orçamento e que tenha uma ótima usabilidade para que o visitante possa preencher os dados de forma rápida e prática.

Crie um formulário com um tempo de preenchimento que não canse o visitante. Nada de colocar muitos campos que não tenham a menor necessidade de se captar naquele momento, como CPF e data de nascimento, por exemplo.

Mas se você quer realmente atrair mais clientes para sua empresa, você não pode deixar passar o próximo motivo.

Motivo #4: Não tem o Google Analytics instalado

otimização de sites - Motivo #4: Não tem o Google Analytics instalado

Como já falei antes, uma das grandes vantagens do marketing digital é a capacidade de mensuração de tudo que está acontecendo.

É justamente a partir destas medições que você vai identificar grandes oportunidades de crescimento para seu negócio e ver também o que não está funcionando e como melhor cada vez mais.

Sem dúvidas, o Google Analytics é a ferramenta de análise web mais usada no mercado.

Com ela você consegue fazer de tudo um pouco, desde saber de onde estão vindo os visitantes do seu site, até medir qual a performance de campanhas específicas, sabendo qual otimizar para aumentar sua taxa de conversão.

Ainda Não tem o Google Analytics instalado no seu site? Tá de brincation with me cara!

Veja este tutorial e saiba como inserir em seu site.

Recapitulando

Neste artigo você viu quatro motivos que impedem seu site de atrair mais clientes, foram eles:

  • Motivo #1: Seu site é lento;
  • Motivo #2: Seu site não tem um layout responsivo;
  • Motivo #3: Seu site não gera leads;
  • Motivo #4: Seu site não tem o Google Analytics;

Se você notou que seu site se encaixou em algum motivo (ou todos) é hora de buscar um profissional responsável para resolver o quanto antes estes problemas.

Deseja otimizar seu site e ficar à frente da concorrência? Preencha meu orçamento para otimização de sites e consiga captar mais clientes e aumentar o faturamento da sua empresa!


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